PARATY ECO FESTIVAL 2016 – 6ª EDIÇÃO – APROXIMANDO MUNDOS DE FORMA SUSTENTÁVEL

 

Palestras-Casa-de-Cultura-35-1024x683

O Paraty Eco Festival é um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular/artesanato) que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras.

E nesta 6ª edição você pode ter uma participaçãoa ativa como colaborador do projeto. Saiba como neste post!

Em 2016 a realização é conjunta do Instituto Colibri e Instituto Rio Moda.  Somamos forças e  teremos muitas novidades.

A  programação está em construção e a equipe central Alessandra Marim, Bernadete Passos, Renato Imbroisi e Roberto Meirelles estão a mil para que o público curta ainda mais esta edição que traz como tema as Festas de Paraty.

Para explicar o Paraty Eco Festival é importante entender o local onde acontece o projeto, ou seja, a cidade de Paraty.

Paraty oferece condições singulares para a vivência e a observação de comunidades tradicionais. Desde mais ou menos 1870, quando foi inaugurada a estrada de ferro, até a construção da BR-101 em meados da década de 1970, Paraty viveu um longo período de estagnação econômica e isolamento geográfico. Sem alternativas, parte da população se interiorizou pelo município, vivendo em pequenos núcleos familiares, sobrevivendo da produção de subsistência e do contato esporádico com o mundo externo. Esse processo possibilitou a manutenção de comunidades tradicionais como os caiçaras, quilombolas e indígenas, ou seja, a cultura viva é a força vital de tudo aquilo que existe permanentemente em uma determinada sociedade e garante sua existência enquanto tal. Aquilo que se faz presente no dia a dia de sua população e que é a essência da sua identidade como grupo: tradições, costumes, manifestações artísticas, expressões populares, estilo de vida, a capacidade criativa, os processos produtivos, as articulações para a distribuição da produção, as formas de organização do cotidiano, a habilidade para se adaptar às mudanças, para estabelecer intercâmbios, para incorporar/usar e produzir tecnologia etc.

O projeto fomenta e realiza pesquisas e exposições que contemplam, no processo de criação, a preservação do meio ambiente e que possibilitam sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país.

Neste ano adotamos o crowdfunding para viabilizar a edição mais forte de toda a história do Paraty Eco Festival, que abre espaço para criar e difundir práticas de Moda e Design realmente sustentáveis.

A mágica e a força do financiamento coletivo começam com a sua participação pelo https://www.catarse.me/paratyecofestival.

Abaixo você encontra um videozinho de 2 minutos que resume a essência e a verdade do evento.

 

Mais que simples, pra nós é super importante que você efetivamente contribua com o que puder e ajude-nos a espalhar essa ideia.

 

Para saber mais sobre o festival acessem : http://www.paratyecofestival.com.br/